Recentemente exploramos as vantagens da Honda Hornet 750, destacando os pontos fortes da ‘rival’. Agora é a vez de apresentar os motivos pelos quais a Honda CB 650R se destaca diante da Hornet 750 e pode ser a melhor escolha para muitos motociclistas.
Embora ambas sejam motos com proposta naked, a CB 650R tem características que a tornam especial para fãs do tradicional ronco dos 4 cilindros. Mas não é só isso. A seguir, veja cinco motivos para considerar a CB 650R como sua próxima moto.
1. Motor de quatro cilindros
Um dos principais diferenciais da CB 650R é o seu motor de quatro cilindros em linha. Enquanto a Hornet 750 utiliza um motor de dois cilindros, a CB 650R entrega um funcionamento mais suave, progressivo e com resposta mais linear ao acelerador.
Motores quatro cilindros têm personalidade distinta:
- Permitem rotações mais altas com menos vibração.
- Oferecem uma sensação de rotação mais “cheia” em toda a faixa de giro.
- Agrada tanto quem pilota em cidade quanto quem gosta de pegar estrada em ritmo mais forte.
- O som inconfundível é um atrativo à parte.
2. Mais potência
A configuração de quatro cilindros também se traduz em potência geral maior. A CB 650R costuma entregar desempenho mais enfático em rotações médias e altas, refletindo em acelerações mais rápidas e respostas mais expressivas quando o piloto exige mais do acelerador. No caso, são 86,7 cv na 650R, contra ‘apenas’ 69,3 cv na 750.
3. Sistema e-clutch
Outro ponto a favor da CB 650R é o uso do sistema e-clutch (embreagem eletrônica), que contribui para mudanças de marcha mais suaves e assistidas. Esse tipo de tecnologia:
- Reduz o esforço do piloto nas trocas de marchas.
- Melhora o conforto em trajetos urbanos ou longos.
A Hornet 750 deve receber um sistema similar em breve, mas atualmente a CB 650R já oferece esse recurso, o que agrega valor à experiência de pilotagem.
4. Mais tradição de mercado
A CB 650R tem história mais consolidada no mercado brasileiro e internacional, com uma base de proprietários e entusiastas que valorizam sua proposta. Sua tradição se reflete em:
- Boa oferta de acessórios.
- Maior conhecimento por parte de mecânicos.
- Facilidade de revenda.
Ter uma moto com tradição no mercado pode significar menos dúvidas na hora de escolher peças, acessórios e serviços, além de aumentar o valor percebido na hora de vender ou trocar o modelo no futuro.
5. Visual Cafe Racer
Um dos pontos positivos mais lembrados da CB 650R é, certamente, seu visual. Criado no conceito Neo Sports Cafe, ele mistura elementos contemporâneos com linhas clássicas de motos cafe racer, populares nos anos 1960. Além de agradar a muitos, o conceito NSC ainda tem outra vantagem:
- Criando confusão com a CB 1000R, muitos percebem a CB 650R como uma moto de cilindrada maior, o que é sempre legal.

