A Honda apresentou as estratégias e equipes para a temporada 2026 do motociclismo brasileiro. O evento, realizado em São Paulo, revelou o apoio da marca à equipe Pro Honda LCR e ao piloto Diogo Moreira na MotoGP, além do lançamento da Moto4 Latin Cup, competição inédita para novos talentos. A fabricante também anunciou os pilotos oficiais que defenderão as cores da Honda Racing no motocross, rally e motovelocidade.
Honda confirma apoio a Diogo Moreira com “Asas da Liberdade” na MotoGP
Em um movimento estratégico para o motociclismo brasileiro, a Honda Motos confirmou o patrocínio oficial à equipe Pro Honda LCR e ao piloto Diogo Moreira durante toda a temporada 2026 da MotoGP. O apoio será feito através da identidade “Asas da Liberdade” e coincide com o retorno da categoria ao Brasil após 22 anos de ausência.
“Asas da Liberdade é a nossa assinatura aqui no Brasil, uma identidade muito forte em português, e essa foi a maneira encontrada para mostrar ao mundo que todos os brasileiros estão acelerando junto com o Diogo na MotoGP”, explicou Marcelo Takashi, Head de Planejamento da Honda Motos Brasil.
A etapa brasileira da MotoGP acontecerá de 20 a 22 de março em Goiânia (GO), com a Honda como patrocinadora oficial do evento. O retorno de um piloto brasileiro à principal categoria do motociclismo mundial após 19 anos é visto como um marco para o esporte no país.
Moto4 Latin Cup: nova competição para formar talentos na América Latina
A Honda lançou oficialmente a Moto4 Latin Cup, competição voltada exclusivamente para a formação de novos talentos da motovelocidade na América Latina. O campeonato faz parte do projeto oficial “Road to MotoGP”, seguindo modelo já existente na Ásia e Europa.
A competição utilizará as motocicletas Honda NSF 250R, base dos modelos usados na Moto3, e terá abertura durante a etapa brasileira da MotoGP. Com seis rodadas duplas e 18 vagas no grid, o campeonato terá corridas no Moto1000 GP (Brasileiro de Motovelocidade) e no GP3 (competição argentina).
O grande diferencial da Moto4 Latin Cup é a premiação: o vencedor da temporada conquistará vaga garantida na Moto4 European Cup 2027, criando um caminho estruturado para jovens pilotos chegarem à MotoGP.
Equipes oficiais Honda Racing 2026: motocross, rally e motovelocidade
A Honda Racing apresentou todas as suas equipes oficiais para a temporada 2026. No Motocross, o time busca repetir o sucesso de 2025, quando venceu o MX1GP Brasil e o Arena Cross. A equipe mantém o belga Jeremy Van Horebeek e conta com o reforço do gaúcho Enzo Lopes na categoria MX1, além do também gaúcho Pietro Piroli na MX2.
No Rally, a equipe é 100% brasileira com Bruno Crivilin, que está em seu segundo ano na modalidade, e Alexandre “Brankim”, atual campeão da categoria Brasil no Sertões e no Campeonato Brasileiro. As novidades são Luciano Rocha, tricampeão brasileiro de enduro, e Bárbara Neves, heptacampeã brasileira de enduro e primeira mulher a integrar o time oficial de rally da Honda Racing.
Na Motovelocidade, Eric Granado segue como piloto principal na categoria GP1000 do Moto1000 GP, tendo Kevin Fontainha como companheiro de equipe. Reinaldo Campos completa 13 anos como chefe da equipe Honda Racing nesta modalidade.
Times satélites e novos projetos para a base do esporte
A Honda estará representada por duas equipes satélites em 2026. A grande novidade é a criação do César Barros Racing Team para a Motovelocidade, com Guilherme Brito e Kayan Alves competindo na categoria principal do Moto1000 GP.
No Motocross, o JP Pro Honda Baterias Pioneiro, comandado pelos irmãos JP e João Marcos Camargo, segue pelo terceiro ano consecutivo no MX1GP Brasil e no Arena Cross. O time contará com Benjamin Garib (MX2), Arthur Gomes (MX2Jr), César Aponte (MX2Jr) e Luanna Neves (MXF).
Além das equipes, a Honda anunciou projetos para democratizar o esporte off-road, incluindo incentivos para pilotos competirem com a nova CRF 300F através de concessionárias parceiras. Para as crianças, o programa Red Rider disponibilizará motocicletas Honda CRF 110F e CRF 50F durante as etapas do MX1GP Brasil, permitindo o primeiro contato com o esporte de forma segura.
Entre os patrocinadores confirmados para 2026 estão o Pro Honda (fluidos e lubrificantes) como patrocinador Master, além de Honda Consórcio, revestimentos Axalta, aros DiD, malas Ogio, velas NGK e pneus Pirelli. Nos times de Motocross e Rally, os equipamentos serão fornecidos pela Alpinestars e ASW.

